quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Panorama literário



“Amar é, pois, fazer dom de nossas preferências àqueles que preferimos. E esses partilhamentos povoam a invisível cidadela de nossa liberdade. Somos habitados por livros e amigos”. (PENNAC, 2011)
A presente citação de Pennac (p.77) convida-nos a refletir as práticas que dialogamos no Clube do Livro Atlântico, onde entendemos que ler para uma criança é um gesto simples e muito importante. Por meio dele, contribuímos para a educação, a cultura e o lazer das crianças e ajudamos a mudar para melhor o futuro de nossa comunidade e do nosso Brasil. As atividades pensadas e desenvolvidas neste trimestre com as turmas tiveram como objetivos fomentar a leitura por meio de atividades sensíveis e lúdicas. 

Foto: Alunos do 1 ano decidindo com vai ser o poema...       Fonte: Pessoal.

Foto: Ensaio do Sarau poético.                                                   Fonte: Pessoal.

Foto: Ensaio sarau poético. Agora é uma turminha apresentando para a outra.
Fonte: Pessoal.

Foto: Ensaio sarau poético com o nível II.                                  Fonte:Pessoal.

Foto: Na escolha dos livros que irão levar para casa.               Fonte: Pessoal.

Por meio de contações de histórias e rodas de leitura monitorada as crianças ouviram a leitura de contos infantis e de poesias brasileiras de qualidade. Obras como “A arca de noé” de Vinicius de Moraes, “Poesia de bicicleta” de Sérgio Capparelli, “Poesia fora da estante” de Vera Aguiar (Coord.) e “As cocadas” de Cora Coralina assumiram a comissão de frente e proporcionaram outras percepções de mundo, fluindo em capacidades de novas expressões e comunicações com os outros. A arte narrativa oral aperfeiçoou a comunicação e reafirma a sociabilidade, estimulando o desejo de compartilhar.

Foto: 1 moeda pra saber o que estão pensando...                     Fonte: Pessoal.

Foto: Pose para foto!                                                                    Fonte: Pessoal.

Foto: Dia dos personagens da ficção invadirem a escola... Uhuulll!!!
Fonte: Pessoal.

Foto: Pose para foto! E pensa se eu não gostei de ter visto a Emília né? (minha personagem infantil favorita!)
Fonte: Pessoal.

Foto: LEITURA.                                             Fonte: Pessoal.

Foto: LEITURA com a professora Marinez.                              Fonte: Pessoal.

Foto: LEITURA com a professora Margarida.                           Fonte: Pessoal.

Foto: LEITURA com o terceiro ano do fundamental.               Fonte: Pessoal.

Foto: Nosso livro ficando pronto! No detalhe a profe Débora expondo-o.
Fonte: Pessoal.

Foto: Momento da escolha dos livros com o segundo ano. No detalhe a profe Micheli e a profe Roberta ajudando na escolha.                                                                                             Fonte: Pessoal.

Foto: LEITURA com o quarto ano. No detalhe a profe Cíntia.   Fonte: Pessoal.
Utilizamos também, outros meios artísticos na tentativa de ampliar as vivências sensíveis com os nossos educandos. Apreciarmos músicas trava-línguas, outras inspiradas na obra de Vinicius de Moraes e experimentamos dinâmicas que envolveram os cinco sentidos no manuseio de barbantes no jogo lúdico. Atividades que reforçaram laços imagéticos com as crianças e de maneira divertida agiram na apropriação da aprendizagem.
Quando lemos, oferecemos as crianças o acesso a momentos de maravilhosa imaginação, transmitindo-lhe acolhimento e segurança, fortalecendo o vínculo afetivo para a concretização de uma melhor educação. Uma educação mais humana.  Ao apostarmos nos livros, ampliamos o conhecimento geral, estimulamos a criatividade, desenvolvemos o repertório, aumentamos nosso vocabulário, nos emocionamos e também, pudemos entender melhor o mundo e nós mesmos.
Enquanto existir histórias no mundo, pessoas a contá-las e outras a ouvi-las, então estaremos salvos pela palavra-metáfora que pode nos fazer viajantes da dor e do amor, porque no exercício pleno do sentir temos a oportunidade de Ser.

REFERÊNCIAS
PENNAC, Daniel. Como um romance. Porto Alegre, RS: L&PM, 2011.


Delícia.
Professor Bruno Lazzarotto Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário