“Amar é, pois, fazer dom de nossas
preferências àqueles que preferimos. E esses partilhamentos povoam a invisível
cidadela de nossa liberdade. Somos habitados por livros e amigos”. (PENNAC,
2011)
A presente citação de
Pennac (p.77) convida-nos a refletir as práticas que dialogamos no Clube do
Livro Atlântico, onde entendemos que ler para uma criança é um gesto simples e
muito importante. Por meio dele, contribuímos para a educação, a cultura e o
lazer das crianças e ajudamos a mudar para melhor o futuro de nossa comunidade
e do nosso Brasil. As atividades pensadas e desenvolvidas neste trimestre com as
turmas tiveram como objetivos fomentar a leitura por meio de
atividades sensíveis e lúdicas.
 |
| Foto: Alunos do 1 ano decidindo com vai ser o poema... Fonte: Pessoal. |
 |
| Foto: Ensaio do Sarau poético. Fonte: Pessoal. |
 |
Foto: Ensaio sarau poético. Agora é uma turminha apresentando para a outra.
Fonte: Pessoal. |
 |
| Foto: Ensaio sarau poético com o nível II. Fonte:Pessoal. |
 |
| Foto: Na escolha dos livros que irão levar para casa. Fonte: Pessoal. |
Por meio de contações de
histórias e rodas de leitura monitorada as crianças ouviram a leitura de contos
infantis e de poesias brasileiras de qualidade. Obras como “A arca de noé” de
Vinicius de Moraes, “Poesia de bicicleta” de Sérgio Capparelli, “Poesia fora da
estante” de Vera Aguiar (Coord.) e “As cocadas” de Cora Coralina assumiram a
comissão de frente e proporcionaram outras percepções de mundo, fluindo em
capacidades de novas expressões e comunicações com os outros. A arte narrativa
oral aperfeiçoou a comunicação e reafirma a sociabilidade, estimulando o desejo
de compartilhar.
 |
| Foto: 1 moeda pra saber o que estão pensando... Fonte: Pessoal. |
 |
| Foto: Pose para foto! Fonte: Pessoal. |
 |
Foto: Dia dos personagens da ficção invadirem a escola... Uhuulll!!!
Fonte: Pessoal. |
 |
Foto: Pose para foto! E pensa se eu não gostei de ter visto a Emília né? (minha personagem infantil favorita!)
Fonte: Pessoal. |
 |
| Foto: LEITURA. Fonte: Pessoal. |
 |
| Foto: LEITURA com a professora Marinez. Fonte: Pessoal. |
 |
| Foto: LEITURA com a professora Margarida. Fonte: Pessoal. |
 |
| Foto: LEITURA com o terceiro ano do fundamental. Fonte: Pessoal. |
 |
Foto: Nosso livro ficando pronto! No detalhe a profe Débora expondo-o.
Fonte: Pessoal. |
 |
| Foto: Momento da escolha dos livros com o segundo ano. No detalhe a profe Micheli e a profe Roberta ajudando na escolha. Fonte: Pessoal. |
 |
| Foto: LEITURA com o quarto ano. No detalhe a profe Cíntia. Fonte: Pessoal. |
Utilizamos também, outros
meios artísticos na tentativa de ampliar as vivências sensíveis com os nossos
educandos. Apreciarmos músicas trava-línguas, outras inspiradas na obra de
Vinicius de Moraes e experimentamos dinâmicas que envolveram os cinco sentidos
no manuseio de barbantes no jogo lúdico. Atividades que reforçaram laços
imagéticos com as crianças e de maneira divertida agiram na apropriação da
aprendizagem.
Quando lemos, oferecemos
as crianças o acesso a momentos de maravilhosa imaginação, transmitindo-lhe
acolhimento e segurança, fortalecendo o vínculo afetivo para a concretização de
uma melhor educação. Uma educação mais humana.
Ao apostarmos nos livros, ampliamos o conhecimento geral, estimulamos a
criatividade, desenvolvemos o repertório, aumentamos nosso vocabulário, nos
emocionamos e também, pudemos entender melhor o mundo e nós mesmos.
Enquanto existir
histórias no mundo, pessoas a contá-las e outras a ouvi-las, então estaremos
salvos pela palavra-metáfora que pode nos fazer viajantes da dor e do amor,
porque no exercício pleno do sentir temos a oportunidade de Ser.
REFERÊNCIAS
PENNAC,
Daniel. Como um romance. Porto Alegre, RS: L&PM, 2011.
 |
| Delícia. |
Professor Bruno Lazzarotto Farias
Nenhum comentário:
Postar um comentário