A segunda semana começou empolgante com as queridas turmas do Ensino
Fundamental (1º ao 5º ano) e Educação Infantil. Nestas últimas terça-feira e
quinta-feira, conhecemos mais sobre os autores, declamamos muita poesia,
dançamos e movimentamos novas ideais!
Inicialmente, relembramos a poesia “A invenção da dança”, apreciada na
aula passada ( clique aqui para ver o post ). Após este momento, abri novamente a roda para
exteriorização dos sentimentos gerados e na sequência, aproveitando o ensejo,
adicionei um novo poema ao repertório: “Vento” do autor Luis Camargo. A
dinâmica decorreu da seguinte forma:
1.
Declamou-se o
poema
2.
Reflexão e
possíveis interpretações do grupo
3.
Munidos de uma
fita crepom colorida fez o seguinte movimento adjunto ao poema:
VENTO
O vento
Venta
Venta
[circundando
o ar com a fita]
e inventa
Mil maneiras de ventar
e inventa
Mil maneiras de ventar
[o movimento
muda e “pincelamos” o ar para cima e para baixo]
Venta fraco,
Venta fraco,
[movimentos
lentos ao ré do chão]
Venta forte,
Venta forte,
[subitamente
balançamos a fita no topo da cabeça]
Venta gostoso,
feito um beijo antes de dormir
Venta gostoso,
feito um beijo antes de dormir
[movimento
em círculo e finaliza encostando a fita na bochecha]
Se enrola
feito um gato
[Ai, que sono!]
Se enrola
feito um gato
[Ai, que sono!]
[enrolar
lentamente a fita em volta do ombro e bocejar]
De repente
Acorda
e roda feito um rodamoinho
De repente
Acorda
e roda feito um rodamoinho
[girar a
fita ou o corpo feito um rodamoinho, finalizar dizendo o nome do autor e aplaudindo]
Autor: Luís Camargo.
Autor: Luís Camargo.
A dança ficou tão
legal que repetimos a dose. Posteriormente, cada um fez (algum com auxílio) uma
pulseira com o papel crepom e com um pedaço de fita adesiva, anexou-se a
poesia. Assim, eles poderiam levar para casa uma “pulseira poética” e
multiplicar a brincadeira com outras pessoas. Semeando POESIA.
Esta semana também
foi “a hora e a vez do cabelo nascer”.
Cabelo bem brasileiro: elaborei quadros/retratos dos autores que iremos visitei
neste semestre, a saber: Monteiro Lobato, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes
e Ângela Lago. Mostrei a cara de cada um deles para as crianças, e num primeiro
momento quis saber dos pequenos o que a imagem suscitava a cada um deles,
atentem-se as maravilhosas frases que soltaram e que eu pesquei:
Clarice Lispector: Parece uma rosa, parece uma flor,
muito linda, ela é chique, ela é sofisticada, ela cheira a rosa, quando crescer
quero me casar com ela, meio misteriosa.
Vinicius de Moraes: Velho, parece inteligente, parece
o Chico Xavier, parece ser legal, usa os óculos iguais ao do professor Bruno.
Ângela Lago: Ela parece ser querida, ela tem
facebook?, igual a minha tia, bonita.
Monteiro Lobato: Engraçado, sério, parece diretor de
colégio, ele é piadista.
Na medida em que ia explanando aspectos de
suas vidas e obras, eu também pescava opiniões e curiosidades das crianças
afoitas por saber. Pipocavam perguntas das mais variadas: “Professor, que idade ele(a) tem?” “Professor, ele(a) já morreu?”, “Por
que ele(a) morreu professor?”, “Qual livro ela(e) escreveu?”, “Professor, como
é a mãe da Clarice Lispector?”, etc...
Resultado: professor
emocionado. As crianças deram um espetáculo de expressão e uma lição aos
adultos que acreditam que elas são seres simplórios. O tempo todo elas traziam
referências, desde o sítio do pica-pau amarelo a cantorias das músicas do
Vinicius de Moraes (que por sinal, nos deleitamos no ano passado). Pareceu-me
que estão super animadas para iniciarem logo as leituras das obras todas destes
autores. Fato que se comprova, pois muitos já estão adquirindo os livros e
avisando os pais sobre. Sensacional!
Com a profe Tati ;-) |
Começo da aula e muitas questões pipocando... |
\o/ |
♥ |
Mostrando antes de manusearem. |
Diálogos literários. |
E você? Já parou para sentir o vento hoje?
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;-) |
Abraços, Professor Bruno.
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