sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

"Tu bem quisera também saber o que os passarinhos sabem sobre os ventos" [Manoel de Barros]



A segunda semana começou empolgante com as queridas turmas do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e Educação Infantil. Nestas últimas terça-feira e quinta-feira, conhecemos mais sobre os autores, declamamos muita poesia, dançamos e movimentamos novas ideais!

Inicialmente, relembramos a poesia “A invenção da dança”, apreciada na aula passada ( clique aqui para ver o post ). Após este momento, abri novamente a roda para exteriorização dos sentimentos gerados e na sequência, aproveitando o ensejo, adicionei um novo poema ao repertório: “Vento” do autor Luis Camargo. A dinâmica decorreu da seguinte forma:
1.          Declamou-se o poema
2.         Reflexão e possíveis interpretações do grupo
3.          Munidos de uma fita crepom colorida fez o seguinte movimento adjunto ao poema:

VENTO
O vento
Venta
[circundando o ar com a fita]
e inventa
Mil maneiras de ventar
[o movimento muda e “pincelamos” o ar para cima e para baixo]

Venta fraco,
[movimentos lentos ao ré do chão]
Venta forte,
[subitamente balançamos a fita no topo da cabeça]
Venta gostoso,
feito um beijo antes de dormir
[movimento em círculo e finaliza encostando a fita na bochecha]

Se enrola
feito um gato
 [Ai, que sono!]
[enrolar lentamente a fita em volta do ombro e bocejar]

De repente
Acorda
e roda feito um rodamoinho
[girar a fita ou o corpo feito um rodamoinho, finalizar dizendo o nome do autor e aplaudindo]
Autor: Luís Camargo.

A dança ficou tão legal que repetimos a dose. Posteriormente, cada um fez (algum com auxílio) uma pulseira com o papel crepom e com um pedaço de fita adesiva, anexou-se a poesia. Assim, eles poderiam levar para casa uma “pulseira poética” e multiplicar a brincadeira com outras pessoas. Semeando POESIA.

Esta semana também foi “a hora e a vez do cabelo nascer. Cabelo bem brasileiro: elaborei quadros/retratos dos autores que iremos visitei neste semestre, a saber: Monteiro Lobato, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes e Ângela Lago. Mostrei a cara de cada um deles para as crianças, e num primeiro momento quis saber dos pequenos o que a imagem suscitava a cada um deles, atentem-se as maravilhosas frases que soltaram e que eu pesquei:

Clarice Lispector: Parece uma rosa, parece uma flor, muito linda, ela é chique, ela é sofisticada, ela cheira a rosa, quando crescer quero me casar com ela, meio misteriosa.

Vinicius de Moraes: Velho, parece inteligente, parece o Chico Xavier, parece ser legal, usa os óculos iguais ao do professor Bruno.

Ângela Lago: Ela parece ser querida, ela tem facebook?, igual a minha tia, bonita.

Monteiro Lobato: Engraçado, sério, parece diretor de colégio, ele é piadista.

 Na medida em que ia explanando aspectos de suas vidas e obras, eu também pescava opiniões e curiosidades das crianças afoitas por saber. Pipocavam perguntas das mais variadas: “Professor, que idade ele(a) tem?” “Professor, ele(a) já morreu?”, “Por que ele(a) morreu professor?”, “Qual livro ela(e) escreveu?”, “Professor, como é a mãe da Clarice Lispector?”, etc... 

Resultado: professor emocionado. As crianças deram um espetáculo de expressão e uma lição aos adultos que acreditam que elas são seres simplórios. O tempo todo elas traziam referências, desde o sítio do pica-pau amarelo a cantorias das músicas do Vinicius de Moraes (que por sinal, nos deleitamos no ano passado). Pareceu-me que estão super animadas para iniciarem logo as leituras das obras todas destes autores. Fato que se comprova, pois muitos já estão adquirindo os livros e avisando os pais sobre. Sensacional!

Com a profe Tati ;-)

Começo da aula e muitas questões pipocando...

\o/


Mostrando antes de manusearem.

Diálogos literários.


 E você? Já parou para sentir o vento hoje?

;-)

.

Abraços, Professor Bruno. 

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