segunda-feira, 1 de julho de 2013

Passaporte mágico



"Talvez uma das funções mais importantes da arte consista em conscientizar os homens da grandeza que eles ignoram trazer em si". (ANDRÉ MALRAUX)

Com o objetivo de provocar a imaginação e sensibilizar para o universo simbólico, desenvolveu-se uma dinâmica com as crianças da Educação Infantil para trazer a baila todo esse universo do “faz-de-conta”. E começou assim... Preparando o ambiente para auxiliar a imersão na palavra poética: uma colcha colorida e as obras literárias dispostas, assim alegrando e desacostumando o espaço da sala de aula. Posteriormente, introduziu-se a brincadeira distribuindo uma folha em branco para todos, falou-se um pouco desse mundo mágico e simbólico, e com o auxilio de uma harmônica (gaita de boca) entoada pelo mediador despertou-se a atenção dos olhos e ouvidos. Foi interessante observar a reação das crianças, atônitos com a presença de diferentes sons dentro da sala de aula.




Na sequência, ofertou-se um “Passaporte mágico” para uma festa diferente que se anunciava... “Bruxa, bruxa venha à minha festa” de Arden Druce e “Lino” de André Neves foram às obras contadas. Abriu-se espaço para a manifestação da turma e constatou-se que existem seres mágicos que trabalham para realizar os desejos de todas as pessoas e são muitos: fadas, bruxas, feiticeiros, “pé de planta mágica”, Ben 10, mágicos, varinha de condão, unicórnio, dente de leite que está pra cair, bandeirinhas, sereias e tantos outros preenchem a lista.



Assim, pediu-se para que todos erguessem e balançassem fortemente a folha em branco ao mesmo tempo. Na medida em que agiam questionamentos eram provocados: “Conseguem perceber que está fazendo muito barulho?” “Sim, parece de chuva, vento, raio, trovão, etc”. Há muita gente e muita energia, não? “Sim!!!”. Então, fomos aos poucos parando, levemente, cada um respeitando o seu ritmo.  Por conseguinte, pediu-se para que fechassem os olhos e imaginassem três desejos. Desejos que deveriam ser pensados positivamente de olhos fechados enquanto se amassava beeeeeem amassado a folha de papel. Amassar muito, para que os pedidos estarem bem embrulhadinhos. Para a realização dos desejos algumas palavras mágicas foram ditas: “Salamaleque, salamaleque... bico de pato... asa de vento, que meus três pedidos, três desejos e pensamentos sigam a contento!!!”.



Foi expresso então que a única maneira de se saber se os pedidos serão atendidos é fazendo o seguinte teste: Abrir o papel, desembrulhando-o cuidadosamente e agitá-lo bem forte no ar. Se fizer barulho é sinal de que infelizmente, as fadas ou os feiticeiros estão muito ocupados e com muitos pedidos para atender. Se não fizer barulho, todos os pedidos serão atendidos! Muita surpresa ver a carinha da maioria agora preocupados em descobrir como o barulho sumiu! O desejo se realizará? Aonde foi parar o som?



Para finalizar este momento mágico, solicitou-se que simbolizassem os três desejos que fizera em forma de três ilustrações na folha. Os alunos pintaram, enfeitaram e customizaram do jeito que a vontade mandasse, depois recortaram e colocaram tudo dentro de sua caixinha mágica.



DICA de leitura: 
- CHAPEUZINHO VERMELHO, VENHA À MINHA FESTA! TUBARÃO VENHA A MINHA FESTA! As crianças repetiam toda hora ao término da aula, convidando umas as outras. Mas... Que livro é esse?

“Bruxa, bruxa venha à minha festa” (1995, Editora: Brinque-book) escrito por ARDEN DRUCE e ilustrado por PAT LUDLOW. Definitivamente esse “livrão” (maior do que os comuns) chama atenção pela arte de peso! Esses personagens magicamente desenhados com cuidado e vida nos deixaram em completa extasia! Adquiri o livro e fiquei tentado a colocar em moldura, tamanha delicadeza e medo de estragar. Só que como tenho essa mania de querer dividir o que gosto, num exercício de liberdade compartilho essa leitura com quem puder!  “Uma história diferente que mostra como a imaginação das crianças as faz capazes de se deliciar com a ideia do medo”, sinaliza o sítio da editora, e de quebra traz sugestões de dinâmicas. Para mais informações sobre o livro, visite o catálogo da editora.


Professor Bruno Lazzarotto Farias.



 

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